sexta-feira, março 26, 2010

Treinador dos Juniores fala ao site oficial do clube

Declarações do Treinador dos Juniores, Prof. Jorge Gonçalves


- Quais são as expectativas da sua equipa para esta fase?
As nossas expectativas são as de sempre – querer estar em situações competitivas interessantes, que nos desafiem e nos “obriguem” a evoluir mais.


- Certamente que conhece os adversários. Como os avalia?
Para já só conhecemos com detalhe a equipa do Freamunde, mas nesta fase as equipas estão sempre muito motivadas e têm talento colectivo e/ou individual para disputar os jogos de forma muito competitiva.

- Como sente que está a sua equipa? Estão muito ansiosos?
Apesar de a equipa reconhecer a dificuldade implícita desta fase, nota-se uma certa tranquilidade na preparação da mesma, visto que os juniores A, nos últimos 3 anos, têm vindo a disputar fases finais.

- Qual o segredo para esta equipa estar a disputar esta fase no primeiro ano que disputa uma competição nacional?
Não me parece que a explicação correcta para descrever este sucesso esteja relacionada com a palavra “segredo” mas sim com o trabalho desenvolvido e continuado de 4 anos que tem vindo a criar uma cultura de exigência e superação na equipa. As experiências acumuladas deste escalão têm sido muito ricas para os seus jogadores - 3 fases finais nos últimos 3 anos e o título, do ano passado, de campeões de Juniores A numa Associação de Futebol tão competitiva como a do Porto - o que dá à equipa possibilidades de jogar para ganhar contra qualquer adversário.

- A Liga Intercalar tem sido importante no processo de crescimento e maturação da sua equipa?
A Liga Intercalar é uma competição que permite aos nossos jovens futebolistas jogar, regularmente, com jogadores do plantel sénior do clube e ter adversários mais fortes tacticamente, fisicamente e mentalmente. Com estes desafios, obviamente, os jogadores são forçados a adaptarem-se a um contexto mais próximo das exigências que lhe serão colocadas num futuro próximo. Estas vivências complementam o trabalho que desenvolvemos com eles, tornando-os mais cientes da importância de treinar para a superação diária, mais capazes nas suas funções na equipa e mais identificados com o clube que representam.

- Sente a sua equipa capaz e com argumentos para fazer história na formação do Clube Desportivo Trofense?
Já ficamos na história com a subida e a manutenção no Nacional de Juniores, principal objectivo para esta época. Em termos de “argumentos”, é evidente que reconhecemos que não somos os grandes favoritos à subida à 1ª divisão pois os nossos adversários têm jogadores com mais anos a disputar os campeonatos nacionais que nós. Mas também temos a noção que nos cerca de 140 treinos realizados, nos 23 jogos do campeonato nacional e play-off e nos jogos disputados na Liga Intercalar que o nosso crescimento foi muito significativo. Por isso, tenho a certeza de duas coisas: vamos jogar todos os jogos para ganhar e que pelo que já alcançamos, acho que merecemos ficar ligados de forma digna à história do clube.

- O primeiro jogo é já amanhã. Que apelo gostaria de deixar aos Trofenses?
Gostaria que apoiassem a nossa equipa, que lhe transmitissem muita energia positiva e que se divertissem a apreciar o nosso futebol

Sem comentários: