segunda-feira, agosto 17, 2009

Rubrica da Maria | Juntar Duas Pernas A Uma Cabeça

Num Domingo de muito calor, o Trofense recebeu um Carregado que ainda tem muito que desenvolver se quiser assegurar permanência na Liga Vitalis. Com o nervosismo caracteristico do “primeiro jogo”, o Trofense entrou timido em campo, mas rapidamente tomou conta do jogo e mereceu inteiramente a vitória que só pecou por escassez. Relativamente à análise da equipa, porque não começar então pelo melhor em campo?
Moustapha, depois de 2 exibições que deixaram a desejar contra Penafiel, o Costa-Marfinense decidiu mostrar no primeiro jogo para a Liga Vitalis 2009/2010 que há talento puro para dar e vender. Desde dribles bem executados, a boas aberturas no flanco, até movimentações que não lhes eram características, e que foram fulcrais para o lance do seu golo. O jovem da formação da Trofa impressionou e abriu o apetite para a época que está a começar, contudo ainda precisa de aprender a largar a bola mais cedo em alguns lances, mas vai no bom caminho.
Já que começamos pelo ataque, passemos então a Williams. Apesar de por vezes ter aproveitado os desposicionamentos dos laterais contrários e de ter criado alguns desiquilibrios típicos num jogador como ele, não esteve muito bem, o que não deixa subentendido que tenha realizado uma má exibição, muito pelo contrário. No centro estava Hermes, pelo menos no papel. Se há algo a elogiar na vertente táctica a Vitor Oliveira são as constantes trocas de direcção por parte dos 3 jogadores mais adiantados, Hermes procurava ganhar as bolas altas, ou recuar no terreno, para, ao primeiro ou segundo toque devolver a um companheiro de equipa, deixando assim espaço aberto naquela que seria a sua posição natural, aproveitada geralmente por um dos extremos. Quando isto não acontecia e a bola era transportada para o flanco, aparecia bem em resposta ao cruzamento.
No meio campo, e leiam a frase até ao fim antes de a interpretarem, Tiago parece uma telenovela da TVI, jogo após jogo faz a mesma coisa, se isto normalmente se utiliza para desvalorizar, no caso de Tiago acontece exactamente o oposto. Foi mais uma vez o pilar da equipa e um dos homens em destaque, apesar de ter realizado uma exibição menos vistosa do que a anterior. É de destacar algumas bolas em profundidade que exploravam o espaço entre-linhas do Carregado, e deixa-me preocupada que após 3 jogos esteja a ficar sem elogios para lhe tecer. Já a Mércio, só lhe faltava a espada... e o capacete, lutou do primeiro ao último segundo de jogo, a relembrar algumas exibições da última época, o que lhe permite alcançar o estatuto de um dos melhores em campo. Filipe Gonçalves por sua vez, esteve no melhor e no pior, ninguém o pode acusar de não ser esforçado, mas existiram em particular algumas hesitações que mancharam uma exibição embelezada por alguns pormenores “deliciosos”.
Pedro Ribeiro foi o chefe da defesa, é impossível não reparar na sua qualidade tecnica, tanto a nível de desarme como com a bola nos pés, a seu lado estava Ginho, que jogou quanto baste, um pouco sobrelotado pelas compensações a Igor, diga-se, este último tem de apresentar melhorias no capítulo técnico-tactico se quiser manter a titularidade. Na direita, Bruno Sousa esteve bem, apesar de demasiado agressivo defensivamente, já a atacar por enquanto ainda não perdeu a “vergonha”.
No banco, de luxo para uma equipa da Vitalis, Romeu Ribeiro veio para substituir um Tiago já sancionado e não acrescentou nada à posição, não que isso seja negativo, simplesmente limitou-se a fazer o que o seu antecessor tinha desenvolvido até aí e fê-lo bem, de destaque o passe pela zona central que por pouco não dava golo a outro suplente utilizado, Paulinho, este não se aventurou em dribles mas deu toques da sua criatividade e foi muito dinâmico com movimentações que baralhavam por completo a defesa do Carregado. Por fim, Helder Sousa teve um momento infeliz, mas depressa recuperou e decidiu contemplar o público com o seu toque de bola agradável e ampla visão de jogo, raramente falhou uma recepção ou um passe. Um lugar na equipa titular não era de estranhar.
Finalmente, uma palavrinha em relação a Riça, quantos guarda-redes se podem gabar de uma percentagem de penalties defendidas próxima dos 67%? Contudo, mais uma vez assustou ao sair dos postes, situação que precisa de rectificar para o bem-estar do meu coração.
Evangelina Senra

10 comentários:

Anónimo disse...

maria, estas palavras nao sao tuas. mas independentemente disso excelente texto

Maria disse...

Esclarece-me então de quem são!!!
Queres ver que fui "possuida" por um fantasma e não dei conta?

Quando se afirma uma coisa, argumenta-se a nossa opinião...

Onde estão os argumentos??

Não tens, eu sei, deixa lá...

Maria disse...

Este comentário destina-se unicamente a uma user do chat de seu nick Verdade...

Podia chamar-te pelo próprio nome, mas não o faço, pela simples razão, de ter mais dignidade num dedo, do que tu no corpo todo(e olha que és bem mais "espaçosa" que eu).

Ontem fizeste questão de vir ao Chat dizer que eu era a Evangelina Serra, (o moderador sensatamente apagou) mas como sempre que abres a boca deste um tiro nos pés...

A quem te deu essa informação, diz-lhe que não sou Serra, sou SENRA, com muito orgulho.

Já que fazias tanta questão de saberes quem eu era, podias ter-me perguntado, eu tinha-te dito, pois não tenho nada a esconder, não tenho esqueletos no armário, mas para que não fiques decepcionada, fiz questão de deixar a minha assinatura. Assim todos o sabem e bem mais importante, da
forma correcta.

Sempre fui coerente e se Deus quiser, vou continuar a sê-lo, tenho no entanto a agradecer-te uma coisa, com as tuas atitudes, só fazes com que eu mais me aplique e me concentre no meu UNICO objectivo, neste blog...

Apoiar de forma incondicional o TROFENSE.

As: Evangelina Maria Senra (nome próprio)
Nick: Maria

Pedro Martins disse...

Isso mesmo Maria (Evangelina), quem não deve não teme.
Mais, tu prestas bons serviços ao nosso clube, e excelentes contribuições, ao escreveres textos e mais textos....a tua Rubrica começa a ser de leitura obrigatória, não temos que nos baixar a interesses e intervenções menores!!!

Agora que até assinas com nome próprio, estás a dar um exemplo de seriedade e integridade que vai fazer inveja a todas(os) que vêm aqui insultar e expressar invejas sob anónimato e nicknames!
Bem hajas Maria! O Blog está de parabéns!

Verdade disse...

maria evangelina,sim está com letra pequena porque é como a tua pessoa,pequena em tudo, mas adiante...

Eu não preciso de informação, como sou da Trofa, conheço as pessoas da minha geração,Serra foi um erro ortográfico,isso acontece a todos,mas o importante foi que a mensagem chegou.

Em dignidade falas tu? Acaso essa palavra existe para ti?
Com que moral falas quando só e sempre usaste este chat para tentar denegrir a imagem de certas pessoas.

Desde já lanço te um desafio,se sabes o meu nome como dizes podes divulgar,nada tenho a esconder mas se o fizeres tem mesmo a certeza.

Quanto ao espaçosa definitivamente nao me conheces,por fim fico feliz por saber que tenha contribuido para que mais e mais apoies o C.D.T ,para mim é um elogio porque durante estes anos todos ninguem viu essa tua veia trofense.

Es uma socia priviligiada,reunes com a direcçao,isso nao é para o comum dos socios.
Os socios so podem falar em assembleia e tem de se inscrever para opinar. É assim em todos os clubes serios e com rigor.

PS- Sou sócia pagante do C.D.T ( cartão dourado) e do F.C.P do qual me orgulho muito.

" O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz. Aristóteles"


Para publicar RJ.

Fox disse...

Esperto é aquele que se acredita apenas em metade daquilo que lê. Genial é aquele que sabe em que metade acreditar.

Maria, não desças ao nível dela, ignorar é o melhor remédio para a ignorância!

Maria disse...

Meu querido amigo.

Eu sei que és um génio (ou não fosses tu meu amigo), mas estás enganado, aquilo que escreveram, não era para mim. Não gosto de deixar as pessoas confusas, por isso passo a explicar:

1- maria evangelina, não sou eu, é a outra afilhada da minha madrinha, eu sou Evangelina Maria como tu bem sabes e podes constactar no meu comentário, onde deixei o nome próprio. (basta saber ler)

2-As pessoas da minha geração que me conhecem, sabem o sobrenome que o meu pai me deu, não o do meu sogro, que nem era de cá, mandou o filho "vir ver a bola" e olha por cá ficou, mas passa na Trofa tão pouco tempo,que tirando o carteiro e um ou outro local onde passo um cheque para pagar as contas, ninguém sabe que sou Senra. Até porque essa mesma verdade insinuava a semana passada que eu era uma jornalista de seu nome Cristina, isso só prova que me conhece desde a nascença.

3- A evangelina que ela se refere, pelos vistos, vem cá só para denegrir, como tu podes verificar, tu e todos os frequentadores do blog, sou das pessoas que por mais cá anda e sempre fui correcta com tudo e (quase) todos, por isso nem me alongo na explicação, porque nem preciso, os factos falam por mim.

4-A tal (que é referida) reune-se com a direcção, eu o unico membro directivo, com quem me "reuno", é um vice-presidente e mensalmente, quando lhe vou pagar as explicações de matemática que dá ao meu filho.

5- O resto, nem vale a pena falar, nem vou perder tempo, pois estou de saída para uma "reunião" em Matosinhos.
Nesta crónica ou rubrica, só havia uma coisa que me preocupava, mas parece que era infundada essa mesma preocupação...
Era que a TVI a imprimisse e me metesse um processo, quanto ao resto, estou tranquila e dou terminado por aqui este assunto.

Um beijo para ti e um pedido de desculpa aos moderadores deste blog, por eu contribuir para que haja "picardia", mas como a própria verdade afirmou no chat, quem cala consente...

Pedro Martins disse...

Maria....Lina, este meu comentário é apenas uma Mensagem de apoio para que não te deixes intimidar pela "gordura mental" de algumas pessoas que, completamente ultrapassadas pelo tempo, deixar de "contar para o totobola" perante a sociedade da Trofa. Ficaram reduzidas à sua largura XXXL!
E, a vida é engraçada, agora acusam-te de forma mentirosa de reunir com a Direcção do CDT. E essas XXXL que durante alguns anos julgaram, por ignorância, que tinham a direcção do CDT dentro de casa??!!!!
Essas pessoas vão ter que passar a fazer todas as semanas, peregrinações à Santinha de Balazar!!!

Verdade disse...

Só hoje vi o teu comentário, nunca precisei advogados de defesa pois tenho poder de encaixe.

Tao pouco o consolo constante que te são dirigidos.
Não foi invenção minha o facto de reunires com a direcção,tu própria o disseste na tua rubrica semanal,alias fizeste questão que todos soubessem,por isso não tens que dar explicações.

Para terminar aceita o conselho do teu amigo fox,ignora-me pois eu já te ignorei,para mim és completamente indiferente.

pedro martins,disparas para todo lado,mas como sempre e como na tua vida pessoal tens má pontaria,es vulgar e muito pouco inteligente.
Nada que venha de ti me surpreende,pois a tua inteligência deixa muito a desejar,deixa de sonhar,acorda tudo que viaja dentro dessa cabeça não passam de utopias.
A frustração é o teu prato do dia.

Sou como o vento...

Pedro Martins disse...

Se alguém tinha dúvidas do nivel de linguagem e de educação desta fulana XXXL(verdade), ficou a saber na leitura dos seus comentários, que ainda há muita maldade, ignorância, inveja e maus instintos, na nossa sociedade.
Gente desta não merece resposta!
A vida e o tempo, tratam de lhes responder! Aliás, há muito que lhes começou a responder...."todos os ramos pobres acabam por cair"