segunda-feira, agosto 31, 2009

A Magia de Bruno Esteves

Eu acredito piamente nos poderes mágicos do senhor Bruno Esteves, não tivesse ele com apenas um apito na mão e dois cartões no bolso feito desaparecer 2 pontos para o Clube Desportivo Trofense. A terceira jornada da Liga Vitalis foi marcada pela deprimente e memorável prestação do árbitro.

A equipa da Trofa adiantou-se cedo no marcador, com uma boa jogada da equipa da casa, que acabou com um passe de Helder Sousa para a estrela da tarde, Reguila. Este voltou a marcar, mais uma vez assistido por Sousa, desta vez num livre em que o número 7 Trofense dá um pequeno toque na bola, para Reguila mais uma vez fazer das suas. A partir daí o Trofense não tinha de fazer mais do que dominar, com uma linha defensiva composta por Milton, que foi um dos jogadores em foco da equipa, Pedro Ribeiro, que pouco se notou mas cumpriu a sua função, e Paulinho, mais uma vez adaptado a lateral, que desta vez procurou transportar mais jogo e não cometeu erros de maior. O grande problema foi mesmo Ginho, já que a sua falta de velocidade, agressividade, e a forma de encarar o lance parecem ser mais características de um central, contudo, à falta de melhor, vai desenrascando, apesar de não estar isento de culpas no lance do golo, já que foi demasiado permissivo perante Ricardo Nascimento que deu uso ao seu enorme talento para assistir João Silva, um jovem muito promissor que ainda no ano passado brilhava pelos júniores, que bateu Milton no ar e finalizou.

Com este golo o Aves mudou de disposição e parecia mais determinado na busca pelo golo do empate, já o Trofense procurava evitar que tal acontecesse e no meio-campo tinha um Tiago que apesar de atento a Nascimento e de ter realizado uma exibição mais discreta, cumpriu a sua função e não permitiu muito jogo na sua área de acção. Mércio defensivamente foi mais uma vez importante na pressão ao adversário, mas em funções ofensivas raramente se fez notar, o último elemento era Helder Sousa, que apesar de menos vistoso, parece ter cumprido ofensivamente, estando encarregue de fazer a transição entre meio-campo e ataque, recebeu sempre bem o jogo e organizou-o convenientemente. No ataque Moustapha, também ele menos”espectacular” do que em ocasiões anteriores, realizou uma boa exibição e cada vez mais parece progredir no momento de decidir se vai driblar ou passar, de principal relevo algumas incursões para o centro do terreno que não foram fáceis de gerir por parte dos adversários. Mesmo na ajuda ao lateral, parece estar mais certinho, apesar de não oferecer o mesmo apoio que Filipe Gonçalves, que por sua vez pouco contribuia na manobra atacante, tendo até trocando de posição com Helder Sousa ao intervalo já que não ofereceu profundidade no flanco direito. No centro, Reguila marcou um golo em que esteve bem na desmarcação e outro com um livre de grande qualidade, esteve apagado no resto da partida, muito por culpa da equipa, e claro, da arbitragem bem manuseada do árbitro da partida, que terá “engraçado” com o 11 Trofense.

No que toca a alterações, Maciel esteve pouco em destaque, já que o meio-campo passava por sérias dificuldades tanto antes como depois do empate, dificuldades essas que Vítor Oliveira tentou atenuar com a entrada de Thiago Bento. Já Silas, é sempre um jogador perigoso pela sua estatura e velocidade, mas não teve tempo, nem recebeu jogo que lhe permitisse fazer a diferença.

Em suma, uma boa exibição, com um Trofense paciente na tentativa de aguentar as investidas do adversário, e que investidas essas, não tivesse Paulinho sido agredido com uma cotovelada, Tiago ter sido agarrado pelas pernas, ou Reguila constantemente derrubado. Mas ao que parece tais acontecimentos são demasiado insignificantes para o apito de ouro do senhor árbitro, que coroou a sua tarde com a marcação de um penalti que não existiu. Favores, dirão alguns. Não!! Isso era dar importância a quem não a tem, ontem foi incompetência pura.

Eu sou por norma optimista, vejo sempre o copo meio cheio e lembro-me (não tenho memória curta) que no ano que subimos à primeira liga, também tivemos alguns “roubos de igreja”, quem sabe o de ontem não tenha sido um bom prenúncio. Um ciclo que se repetirá.

Uma palavra a alguns adeptos...Se querem ofender, ofendam os nossos adversários, não os nossos atletas, porque ontem eles não o mereciam, pois tiveram que jogar contra duas equipas e assim é difícil.

6 comentários:

Pedro Martins disse...

Estava na esperança de hoje poder discordar da Maria! Por coerencia e justiça, não poderei discordar porque a crónica reflecte exactamente o que se passou em campo neste jogo!
Mais, a Maria lembrou e bem os "roubos" que fomos vitimas há 2 anos! Eu acrecento, nessa época e na anterior, a do Daniel Ramos, fomos prejudicados gravemente pelos arbitros.
Acho que este ano estamos a pagar a factura da falta da qualidade na relação que tivemos num passado recente, com os organismos da Liga. Como actualmente o clube está mais profissional e competente, tenho a certeza que os erros do passado vão ser rectificados, acabando com a má relação que havia no passado com os arbitros e outros agentes do futebol.
Parabens Maria!

Anónimo disse...

Bem maria eu nao sou por norma de comentar nem tenho vindo ao blog por motivos bem fortes mas nao gostei do que li na ultima frase da tua cronica, foram te fazer queixinhas foi??? temos pena... ninguem ofendeu ninguem simplesmente se pediu mais respeito pelos adpetos em geral porque nao somos burros nenhuns para no final nao receber um unico apaluso de agradecimento, tambem estavamos chateados com a arbritagem mas aplaudimos e apoiamos durante todo o jogo... eu falo por mim que interrompi as minhas ricas ferias para ir ao jogo porque eu gosto deste clube e no fim ainda sou criticada por dizer o que penso enfim estamos num pais de merda....
Kinhas

Anónimo disse...

Estamos num país em que a grande parte é tudo Kinhas!

Maria disse...

Kinhas.
Já li o teu comentário vezes sem conta e continuo a não perceber a que te referes.
Não vejo como possas pensar que a minha ultima frase te era dirigida.
Sabes, podem gostar de mim, ou não, isso é secundário, mas não me podem acusar de não ter dito sempre, sempre o que penso e já por várias vezes te referi como uma adepta modelo, tu sabes isso.
Mas enquanto os que não entendem que eu penso pela minha cabeça, vejo com os meus olhos e oiço com os meus ouvidos, nenhuma explicação é possivel, a quem já entendeu isso, nenhuma explicação é necessária.
Fica bem e continuo a afirmar, que fossem todos os adeptos como tu.

Anónimo disse...

Maria,eu discordo um pouco da cronica, pois não fizeste referencia à falha gritante do Helder Sousa(é só ver as imagens), jogador que aprecio tanto a sua forma de jogar, ao permitir o cruzamento para a area,afastando-se da bola, nao querendo dar origem a um pontapé de canto. Este erro ficou bem caro.No mesmo lance tambem me pareceu que o Pedro Ribeiro podia ter avisado o seu parceiro, porque o avançado saiu das costas do Milton, mas paciencia agora na proxima de certeza que vao estar mais atentos.A equipa no geral nem esteve mal, o Maciel entrou para extremo direito!!!!.o Reguila esteve muito bem(2 golos,um remate ao poste, 20 faltas sofridas etc e ganhou um novo "amigo".Para terminar na minha opiniao se o treinador subst. o Ginho pelo Wiliam que faz todo o corredor esquerdo como fez contra o carregado, tinhamos feito o 3-1 e aquele animal(sem querer ofender os animais) nao podia fazer mais nada.Isto é só uma opiniao de treinador de bancada que acima de tudo quer que o TROFENSE GANHE.
A parte final da crónica assino por baixo, nao gosto que provoquem os jogadores do meu TROFENSE.Estão cá sao nossos,sao do Trofense, alguem pediu para eles virem,sao bons? Sao maus?.Se querem criticar, critiquem quem os contrataram.Quem vestir a camisola do nosso clube merece respeito.Para terminar, nao tem nada a ver com a cronica, mas tenho de falar,depois de uma roubalheira monumental, nao gostei nada de ver uma despedida com pompa e circunstancia, abraços beijinhos e apertos de mao por parte da direçao para com o sr do apito (nao posso chamar arbitro). SER POBRE É NORMAL, MAS POBRE E BURRO É UM DEFEITO MUITO GRANDE
ASS. Ordep

Anónimo disse...

Kinhas este pais de merda, é onde ganhas a tua vida onde habitam os teus amigos, a tua familia, onde joga o trofense etc.Portugal é pobre mas muito bonito.
Ass Ordep