segunda-feira, agosto 24, 2009

DAVID CONTRA GOLIAS...

O Trofense apresentou-se ontem em Fátima para defrontar o clube local, jogo da segunda jornada da liga Vitalis de 2009/2010.
Vitor Oliveira apostou no mesmo esquema tactico, com Paulinho a ocupar a posição de lateral devido à ausência de Bruno Sousa e Milton do Ó a passar Ginho para a esquerda e Igor para o banco.
A equipa começou mal a partida e acabou por sofrer um golo (um grande golo) ainda na primeira parte. No início da segunda, um golaço de F.Gonçalves acordou momentaneamente a equipa, mas rapidamente esta foi anulada pelo Fátima, que acabou por vencer por 2-1.

Na defesa, Milton e Paulinho, as duas caras novas, destacam-se pela positiva, o primeiro acima de tudo não comprometeu e não deu qualquer margem de manobra no seu raio de acção, enquanto que o segundo para além de coeso defensivamente, quando subia conseguia criar perigo e problemas para a defesa adversária, com alguns cruzamentos em destaque. Contudo, foi prejudicado por não ter tido grande margem para subir já que estava no confronto directo com André Carvalhas e Nuno Sousa, os dois desiquilibradores da equipa adversária, foi muito provavelmente o melhor visitante em campo.
Pedro Ribeiro não esteve tão interventivo ou tão seguro como em partidas anteriores, e por fim, Ginho, não parecia o mesmo. o número 5 da formação visitante não acertou num timing de entrada à bola, estava constantemente desposicionado e nem os cruzamentos pareciam sair bem, esperemos que melhore o seu nível, já que ontem se apresentou abaixo do exigido para uma equipa candidata a subir.

A nível do meio-campo, Tiago foi obrigado a marcar um génio acabado de sair das escolas do Benfica, que dá pelo nome de David Simão, este levou a melhor sobre a inteligência do capitão da Trofa no lance do golo, em que as suas movimentações o levaram consigo e concederam espaço suficiente para que dali saísse o primeiro golo da partida. De resto, tentou, em vão, imprimir outra velocidade no jogo e defensivamente fez os possíveis para dificultar a vida ao 21 do Fátima.

À sua frente, ninguém percebeu qual a ideia de Vitor Oliveira. Mércio é lutador e oferece garra e agressividade ao meio-campo, mas não tem a capacidade técnica que lhe permita fazer a ligação entre o meio-campo e o ataque. Esta estaria em princípio entregue a Gonçalves, que posicionalmente parecia estar muito bem, mas a nível técnico ou jogava de primeira, o que normalmente implicava bons pormenores técnicos, ou então atrapalhava-se com o decorrer do lance, precisa de ter mais calma com a bola nos pés. Ora, com a incapacidade de ambos em transportar e organizar jogo, os sectores estavam muito distânciados, o que seria fácilmente resolvido com a entrada de um jogador com as características de Helder Sousa, mas tal não aconteceu.
O Trio de Ataque também foi infeliz, Hermes não recuava para jogar no espaço entre-linhas que na última partida tinha possibilitado a progressão de jogo a partir do momento em que a bola chega a um dos interiores, e dentro da área nunca esteve feliz nas suas movimentações ou gestos técnicos, Williams foi esforçado, mas desinspirado e pouco em jogo, enquanto que Moustapha foi muito interventivo, mas muito, muito individualista e pouco eficaz.

A entrada de Silas apenas conseguiu distanciar ainda mais os sectores, já que o apoio de Moustapha a Gonçalves era a única coisa que juntava ataque e meio-campo, que pareciam estar em códigos postais diferentes, enquanto que Thiago Bento não teve nem tempo, nem jogo para fazer alguma coisa e Maciel parecia um pouco trapalhão, e lá está, muito desaparecido devido à ineficácia na transição de jogo, sintoma de erros tacticos.

Quanto ao Fátima, bem pode agradecer ao Benfica por um menino de ouro com um talento bruto do melhor que já se viu em Portugal. David Simão evidencia todas as características e classe de um jovem Rui Costa, possui um pé esquerdo genial que lhe valeu para a marcação de livres(onde por uma ocasião obrigou Riça a suar) e cantos milimétricos, que procuravam explorar a capacidade no jogo aéreo da sua equipa, e uma qualidade de passe que lhe permitiu jogar muitos vezes no espaço para a velocidade de Carvalhas ou Nuno Sousa. Foi sem grandes dúvidas o melhor em campo.

Já o pior terá de ser o árbitro Marco Ferreira que protagonizou uma arbitragem a todos os níveis horrível, quer fosse para prejudicar o lado da casa ou dos visitantes.

Esperemos que tenha sido mais um "acidente de percurso", mas não podemos esquecer, que vários acidentes, podem provocar um desastre. Aos sócios da Trofa foram feitas promessas, estes têm contribuido com a sua parte, (aliás ontem foi a parte mais bonita do jogo, ver a área reservada ao visitante completamente cheia) a equipa que retribua e faça o que lhe compete, pois tem qualidade para isso.

Força rapazes, RUMO À PRIMEIRA LIGA!

Ass: Evangelina Senra

6 comentários:

Pedro Martins disse...

Definitivamente, Fátima somente é uma boa terra para os Trofenses rezarem!!! Há 2 anos perdemos, 2-0, ontem, 2-1....espero que seja um bom prenuncio, tal como o foi no passado.

Boa crónica da Maria...muito real!

edu disse...

vou deixar aqui a minha análise ao jogo! jogo dividido no inicio da partida até que o nuno sousa fez um belo golo aproveitando o vento a seu favor,a partir desse momento o trofense teve uma boa reação conseguindo o empate e ainda uma ou outra situaçao para se por em vantagem,ficando ainda um penalty por assinalar.no recomeço da segunda parte prometeu mt enviando uma bola ao poste logo nos primeiros minutos mas ficou-se por aí! fiquei mt desiludido a partir daí nem sequer aproveitando de ter o vento a seu favor!quanto a equipa em geral e analisando-a por sectores a defesa ainda deixa mt a desejar o meio campo é o sector mais forte ms na minha opniao mércio e tiago nao cabem no mesmo onze; quanto ao ataque o problema do costume ,quer se goste ou não o reguila é o melhor avançado do c.d.t !acho que o mister tem ainda muito trabalho pela frente! e já agora deixo os parábens a maria pela suas crónicas acho que tem sido ilucidativas !

Anónimo disse...

Que prazer eu tive agora, passo por cá de vez em quando e a rubrica da Maria é leitura obrigatória, qual não foi a minha alegria por saber que é escrita pela menina Lina.
Sou o António, teu colega de trabalho durante vários anos, já vi que continuas a provocar #dores# a algumas pessoas, sabes minha amiga, uns querem, outros conseguem, tu estarás sempre nas segundas.
Continuas e continuarás a ser a filha que eu quis ter mas...
(quero ver se te lembras do resto)

Um beijo

António

Maria (Lina) disse...

...EU SÓ SEI FAZER RAPAZES.

Meu querido amigo, podemos estar à distância, mas nunca no esquecimento.
Vou-lhe deixar um contacto, pois terei muito gosto em saber como vai.

mtogapi@sapo.pt

Bjs
Lina

Toni disse...

Boa tarde.

Os veradeiros campeoes perdem em Fátima e sao campeoes.
Mas vejamos,jogadores diferentes,treinador diferente tudo é diferente,mas no fim é que se faz as contas.
Felicidades Trofense
Força Feirense

Tiago Silva disse...

Boas,

Quero deixar os meus parabéns à escritora destas rubricas semanais. Para mim já são leitura obrigatória depois de um jogo do trofense. Parabéns!


Cumprimentos,
Tiago Silva