quinta-feira, junho 25, 2009

Exclusivo - 1ª Rubrica de Quinta realizada pela Maria


Sou Trofense... Afinal o que é ser Trofense?
Trofa-Vulgarmente atribuido aos vocábulos árabes Tarufa e Tarifa, significando “coisa extrema, final, ultima”, para estas bandas, o significado de Trofa seria de “terra ultima, derradeira” para quem vindo do sul quisesse atravessar o Rio Ave.
Reconhecida pelas potencialidades da terra e pelo espirito bairrista e empreendedor das suas gentes, a Trofa já demonstrou ao longo dos séculos, que ser Trofense, não é uma coisa banal, é uma condição, um orgulho. Aprendemos a lutar com unhas e dentes pelo que é nosso e hoje somos um concelho independente e orgulhoso.
Trofense, foi nome de Jornal que nasceu a 3 de Julho de 1923 e que anunciava no seu primeiro numero “Batalhar sem tréguas e vencer!” Missão nem sempre fácil, pois não iria faltar quem pretendesse calar esta voz e finalmente quem o conseguisse.
Trofense, pode ser também nome de clube, cuja fundação remonta a 1928 e que atinge o seu ponto mais alto na época 2007/2008, quando ascende pela primeira vez na sua história ao escalão maior do futebol português.
Ser Trofense, é ser orgulhoso da sua história, dos seus costumes, da sua gente, da sua terra...
Sou Trofense, pode ser nome de Blogue, curiosamente moderado por dois trofenses de diferentes origens, um de nascimento e outro que aprendeu a sê-lo na sua essência.
Eu pessoalmente, tenho muito orgulho em dizer “Soutrofense”.

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Maria | Excelente Trabalho

Ass: T12 / RJSantos

Maria disse...

Fico muito honrada, por ter sido a escolhida para inaugurar esta nova rubrica.
Só um pormenor que não referi.
Obra consultada:
Trofa, esboço de uma monografia
Prof. Pereira da Silva

Pedro Martins disse...

Um clube que tem uma associada com este sentimento profundo pelo clube, tem passado, tem presente e futuro.
Parabéns Maria!

Anónimo disse...

Que saudades que eu tenho de ouvir as historias que esse Sr. Pereira me contava enquanto era pequena lembro muito bem das tardes que passava em casa dele ouvindo ele e o sr engenheiro lagoa (que para mim foi um pai enquanto vivo) contando as suas historias da vida e noutra ponta do jardim de sua casa estava sentadas suas esposas dona Alice e dona Maria José... Dois grandes Homens que deus ja os tem junto de si mas que por mim fizeram muito agradeço muito o que ambos me ensinaram hoje sou quem sou e como sou porque estes dois senhores me ensinaram a o ser assim...
Em relaçao ao texto so tenho uma coisa a dizer a Maria é um exemplo de uma Mulher da Trofa com garra e amor por esta terra adorei ler um texto que me faz lembrar pessoas que marcaram a minha vida, obrigada Maria depois deste texto certamente que vou procurar o meu livro do Sr Pereira para o ler porque é um livro da gente da nossa terra...
Kinhas

Maria disse...

Obrigada aos dois, mas quero deixar um miminho especial à kinhas.
Vindo de ti, que escreves tão pouco, comoveu-me.
Obrigada.

a Trofa tem cozinheira disse...

BLOG fantástico!!!

ORA NAO FOSSE EU TROFENSE!!!!!



BEIJOS