terça-feira, maio 12, 2015

Que futuro nos espera?


Dez anos após a estreia em campeonatos profissionais, o Clube Desportivo Trofense está de volta aos campeonatos "amadores"!

O Trofense que nas últimas épocas tem vindo a passar por dificuldades financeiras, tendo até estado perto de "fechar portas" na época 2013/14, conseguiu na época de 2014/15 negociar o prazo do pagamento das dívidas e reduzir também o passivo do clube em cerca de 60%, tendo para isso sido perdoadas várias dívidas (PER) anteriormente acumuladas pelo clube e preparava-se então para com a ajuda das receitas geradas pela presença na segunda liga, direitos televisivos, sócios e bilheteira, liquidar a mesma (que se situa em cerca de 2,7 milhões de euros) ao longo dos próximos anos e tornar assim o futuro do clube viável.

Mas o que não estaria nos planos do clube da Trofa, seria então a descida ao Campeonato Nacional de Seniores. No que é que esta descida poderá prejudicar então prejudicar o Clube Desportivo Trofense a nível financeiro (e não só)? É uma resposta simples. No CNS as receitas simplesmente não existem. Os Direitos televisivos (que já eram reduzidos na segunda liga) que representam grande parte das receitas de um clube profissional de futebol, são simplesmente nulos. E logo aí representa uma grande perda na fatia das receitas do clube. Por outro lado, com uma época tão negativa por parte do clube Trofense aliando a isso a crise pela qual o país passa, são factores decisivos que certamente levam a uma maior "desunião" entre o clube e o povo Trofense, levando assim a fracas receitas de bilheteira e sobretudo a fracas receitas geradas com as "cotas mensais" pagas pelos sócios do clube e também com os lugares anuais a terem poucas vendas.

Mas um dos pontos que poderá prejudicar ainda mais o Trofense na questão de receitas financeiras, será a subida do Famalicão aos campeonatos profissionais, 19 anos depois da última presença. E perguntam vocês...que raio tem o Famalicão a ver com a suposta falta de receitas do clube da Trofa? Ora, com os patrocínios no desporto a serem hoje em dia cada vez mais escassos e procurando estes sobretudo um grande retorno quando realmente decidem patrocinar algum clube, decidir entre patrocinar um clube que milita na segunda liga portuguesa e que acabou de subir e obter além disso uma grande visibilidade a nível Nacional, contando também com uma grande falange de apoio e um clube que fez uma péssima época descendo aos campeonatos "amadores" onde a visibilidade é bastante menor (vindo novamente á "baila" a falta de transmissões televisivas), contém dívidas que têm de ser obrigatoriamente pagas para o clube não "fechar" e onde os aficionados e o mesmo clube andam de costas voltadas e estando estes mesmos clubes separados por poucos kms, certamente que o patrocínio cairá do lado da equipa que dá mais visibilidade de momento...e esta é a equipa Famalicence!

Perante estas adversidades financeiras e tendo o Clube Desportivo Trofense como meta subir rapidamente á segunda liga (para manter então a sustentabilidade financeira...e desportiva!), conseguirá o clube formar um plantel que englobe qualidade suficiente para atingir o objectivo da subida? Que estratégia de planeamento de plantel deverá o clube optar? Apostar nos jovens da "casa"? Apostar em jogadores portugueses, mas de "fora"? Apostar em estrangeiros? Jovens ou jogadores com bastante experiência? Ou então um misto de tudo? E desta época, que jogadores deveriam merecer a confiança do clube para fazer parte do plantel na próxima temporada? São questões que certamente serão respondidas com o passar do tempo e consoante a viabilidade financeira do clube, mas esta é mais uma preocupação que a direcção do clube irá ter que lidar.

E perguntámos nós então! Conseguirá o Clube Desportivo Trofense sobreviver ao "inferno" dos campeonatos "amadores" e garantir um futuro sustentável e viável? Conseguirá a equipa da Trofa subir rapidamente á segunda liga portuguesa? Ou irá esta cair num "poço" sem fundo? Ou não conseguirá esta sequer continuar com o futebol sénior na próxima temporada? Questões e questões que certamente são interrogadas pelos apaixonados e aficionados do Clube Desportivo Trofense e que estarão esta hora a temer o futuro do clube....ou poderão estar também a pensar que este poderá ser o caso, e como diz o ditado: "Às vezes é preciso dar um passo atrás para dar dois à frente" e o clube começar então do "zero" e reerguer-se com cabeça, tronco e membros para atingir um futuro risonho.

O que nos resta é esperar e ver o que o futuro nos reserva, mas aconteça o que acontecer, seremos sempre Trofenses até morrer!

Não abandonem o clube, ele precisa de nós mais do que nunca. Não é só nos momentos bons que devemos aparecer, mas também nas piores "horas" devemos estar presentes e ajudar o clube a reerguer-se! Vamos estender a mão ao Clube Desportivo Trofense e fazer das nossas fraquezas, forças!

Um Trofense é forte, um Trofense nunca é derrotado, um Trofense nunca desiste, um Trofense é Trofense até morrer!

Força Trofense...Força Trofenses!

6 comentários:

Joao Costa disse...

Antes de mais, queria dar os parabens ao blog, pelo texto explicativo e lucido.So não concordo com o facto da bilheteira,com o que a equipa produzia semanalmente com futebol muito pobre e com resultados ruinosos,acho que a bilheteira esteve bastante razoavel para o que eles mereciam. De facto as receitas no cns vão ser muito poucas, é preciso a todo o custo manter os patricionadores principais, como a Trifitrofa que tanto faz pelo nosso clube,Quinta dos migueis do rui silva, e a Altroxix que faz o naming da bancada p6. Fui ver um jogo do famalicao e reparei que ja tinham muito dos nossos patrocinios como a falual, trifitrofa, jpg etc... de facto vai nos roubar muita visibilidade nesse aspeto. Em relação ao futebol, antes de pensar-mos em quem merece ficar, deveria-mos pensar em quem quer realmente ficar. Vai ser impossivel alguns ficarem como o Freire, Nani, Serginho, Helder Sousa,Claudio e o tiago martins( sao do vizela), Pires e o teixeira tambem não ficaram de certeza. Contudo o clube deve manter os jovens com contrato como o Alassane,Guimaraes,Costinha,Rui Santos,Viana,Dario, Fonseca(deveria ficar) etc... A diferença do cns para a segunda liga desportivamente quer queiram quer não, é diferente, não há metade da intensidade. Basta verem que qualquer jogador que sai da 2 liga mesmo sendo suplente ou restante é sempre titular no cns. Por isso acho que ja levamos uma boa base de jogadores para o ano, que basta juntar alguns bons jogadores do cns. Não é preciso muito para subir no cns. Mas claro que temos ainda de ter alguns reforços se não apenas temos equipa para meio da tabela. Espero que o futuro do clube seja risonho, e acho que precisamos de uma remodelção a nivel da direção, principalmente do nuno lima, a menos que ele mude drasticamente a sua politica de contratações quer de jogadores como de treinadores. Em relação a treinadores Vitor paneira ou João eusebio seriam os ideias. Força TROFENSE!

Unknown disse...

Para mim sempre que possivel e esteja disponivel Joao Eusebio, manter o Capitao e o Helder seria um ponto importante e assumir o querer subir com a equipa a jogar e a ganhar se assumimos a subida com vontade a receita de belheteira tambem pode ser boa porque tambem temos que nos lembrar dos jogos com Tirsense, Ribeirao, Varzim e etc .
Força Trofense e força Trofenses vamos mais uma vez a luta e para o ano eu quero emocionar-me com a retonda do Catulo pintada de azul e vermelho a festejar a subida. Eu estou longe da Trofa mas o meu coraçao esta sempre convosco e faço 1200 km pra festejar a subida do NOSSO Trofense.

Anónimo disse...

infelizmente acho que não vamos ficar pelo CNS, vai ser sempre a descer.

Anónimo disse...

O Trofense só não fechou portas graças a um SENHOR. Ainda estes não sabiam que o Trofense existia e esse SENHOR já era Presidente á muito. SÓ ESPERO QUE O SENHOR JOSÉ LEITÃO VOLTE E COLOQUE O TROFENSE NO DEVIDO LUGAR.

Manuel ferreira disse...

Este anónimo está muito mal informado. Pois ele não sabe que tudo o que o José Leitão fez pelo trofense foi sempre com o apoio de Rui Silva e Família ! Claro que não custa nada fazer coisas bem feitas mas com o dinheiro dos outros. Juízo .

Anónimo disse...

É verdade o trofense só ainda não fechou portas graças ao Rui Silva...agradecem lhe.