sábado, outubro 01, 2016

Revista Sou Trofense | O Renascer das cinzas, depois da ida ás "trevas"


André Viana, médio de 23 anos formado no Clube Desportivo Trofense, está a atravessar um grande momento de forma ao serviço do clube da Trofa, tendo já apontado 4 golos desde o inicio da época (contando com o jogo de apresentação).

André Viana, que nas últimas temporadas passou pelas "trevas", com duas lesões muito graves (ruptura de ligamentos no joelho) que o impediram de dar assim o contributo à equipa durante praticamente toda a época, tem estado em claro destaque na equipa Trofense, contribuindo não só com golos, mas também com intensidade, muita vontade, garra e sobretudo bem mais desinibido, solto e maduro que em épocas anteriores.

Fomos então à procura de André Viana, e recolher assim do mesmo o que tem achado da equipa da Trofa neste inicio de época e sobretudo do seu momento de forma: "Penso que este inicio de época tem sido muito positivo para a equipa do Trofense. A equipa está a praticar um bom futebol. É de realçar que este ano ainda não perdemos nenhum jogo, tanto os de preparação , como os oficiais . Temos estado muito bem tanto na taça como no campeonato, apesar de ainda não termos conseguido ganhar para este último. Quanto ao meu momento, apenas surge porque a equipa tem estado bem, e quando assim é, as individualidades vêm ao de cima. A equipa é o mais importante.", afirmou André Viana.

ST: Sentes diferenças na tua abordagem ao jogo?
AV: Sinto que ao longo dos anos, jogando muito ou pouco, evolui muito fisicamente, mas principalmente a nível psicológico. A minha maneira de estar no futebol nunca mudou, apenas estou mais maduro. Ao longo dos anos , fui sempre seguindo exemplos dos mais velhos, como por exemplo do Tiago (ex-jogador do Trofense) e do Hélder Sousa, que foram e continuam a ser pessoas muito importantes para a minha evolução tanto a nível pessoal como profissional.

ST: Esse faro para o golo tem estado bem apurado. Qual a razão dessa veia goleadora? A posição e sistemas tácticos, beneficiam essa vertente? 
AV: Sim é verdade, é sem dúvida a melhor entrada de campeonato que já alguma vez tive. Como já disse anteriormente, a razão de estar bem, é porque a equipa também está. Mas claro, a minha vontade, o meu crer e, principalmente a minha ambição ajudam muito, porque no futebol a qualidade não é tudo.

ST: Quais são os "segredos", para este teu grande início de temporada?
AV: Não há nenhum segredo. Apenas faço o que sempre fiz, treinar nos limites para chegar aos jogos e jogar nos limites. Apenas esta época estou a ter mais oportunidades de jogar que nas épocas anteriores e estou a aproveitar.

ST: Como encaraste a tua grave lesão na época passada e como e onde encontraste forças para dar a volta por cima e voltar mais forte?
AV: Não foi fácil, até porque foi a segunda ruptura de ligamentos que tive num espaço de 2 anos. Por incrível que pareça nunca desanimei.  Apenas me mentalizei que a partir daquela altura tinha que recuperar bem e rápido para voltar a competição. Durante as férias deste ano, apenas tirei 1 semana para descansar, passando as outras a treinar para voltar a próxima época na melhor forma possível. E claro, com a ajuda da minha família e de amigos, tudo se tornou mais fácil.

ST: O que esperas para a restante temporada a nível individual? E a nível colectivo, onde achas que esta equipa do Trofense pode chegar?
AV: Não gosto muito de me pronunciar a nível individual. Já a nível colectivo, penso que temos qualidade para chegar, pelo menos á fase de subida, garantindo assim o principal objectivo que é a manutenção. Mas para isso temos que manter a identidade e principalmente a humildade. Se assim for, não tenho dúvidas que todos os jogadores serão valorizados.

ST: Queres deixar alguma mensagem aos sócios/adeptos Trofenses?
AV: Queria apelar ao apoio de todos os Trofenses. Todos sabemos que o clube se encontra numa fase difícil, mas é nestas alturas que precisamos da ajuda de todos para voltar a colocar este clube no lugar onde merece. Venham ao estádio apoiar-nos. Todos unidos, conseguiremos. VIVA O TROFENSE !

Legenda: ST - Sou Trofense; AV - André Viana.

Sem comentários: