terça-feira, junho 12, 2012

Á conquista da Europa | Hélder Postiga

B.I.
Nome: Hélder Manuel Marques Postiga
Data de nascimento: 02-08-1982 (29 anos)
Naturalidade: Vila do Conde
Altura: 1,82 m
Peso: 74 kg
Posição: Avançado
Internacionalizações: 49
Golos: 19

Quando falamos de Hélder Postiga vem sempre à memória a célebre grande penalidade marcada à Panenka no Euro 2004, frente à Inglaterra.

O avançado é, à semelhança de Fábio Coentrão, natural de Caxinas (Vila do Conde) e teve um início de carreira muito prometedor. Começou nas escolas do Rio Ave mudando-se aos 10 anos para o Varzim, onde o seu talento foi reconhecido por clubes como o Benfica e o Boavista. Porém, optou por assinar pelo FC Porto. Em 2000/01, Fernando Santos chamou-o aos trabalhos da equipa principal dos dragões sendo convocado para alguns encontros mas é pela mão de Octávio Machado, na época seguinte, que aparece com mais insistência a titular com a camisola azul e branca.

Em 2002, encontrou-se com José Mourinho no FC Porto e sagrou-se pela primeira vez campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal e ainda vencedor da Taça UEFA, apesar de não ter jogado esta final por estar castigado. Apesar disso foi um dos melhores marcadores da equipa e já começava a dar os primeiros passos na Selecção principal de Portugal. No final da temporada foi contratado pelo Tottenham.

Em terras de Sua Majestade ganhou a alcunha de O Carteiro mas não foi feliz, marcando somente um golo. Regressou em 2004 aos dragões para voltar a jogar e a marcar golos. Sagrou-se então campeão mundial de clubes.

Na temporada seguinte (2005/06), incompatibilizou-se com o treinador azul e branco da altura, Co Adriaanse, e parte para a segunda aventura no estrangeiro, por empréstimo, no Saint-Étienne de França.

Com o holandês fora e com Jesualdo Ferreira ao leme dos comandos do FC Porto, regressou e renasceu para os golos. Ficou no FC Porto até 2007/2008, com um empréstimo ao Panathinaikos pelo meio. Neste período sagrou-se tricampeão (2005/06, 2006/07 e 2007/08).

Em 2008/09, mudou-se para o Sporting ficando em Alvalade até ao início da última época. Nos leões ganhou uma Taça de Portugal. Em Agosto último transferiu-se para o Saragoça. No clube espanhol marcou nove golos, marca que correspondeu a 25 por cento do total dos golos da sua equipa.

Em termos de Selecção, Postiga é internacional desde 2003 e esteve no já referido Euro 2004. Voltou a ser escolhido por Scolari para representar Portugal no Mundial 2006 e no Euro 2008. Agora no Euro 2012 discute o lugar de ponta-de-lança titular na equipa de Paulo Bento.

O avançado dedica os seus tempos livres à família, principalmente ao seu filho Gonçalo de três anos. Gosta ainda de pescar e de passear à beira-mar. 

Sem comentários: