quinta-feira, maio 31, 2012

Edú é o vencedor.

O Blog Sou Trofense tinha lançado o repto aos adeptos. Eleger o jogador que mais se destacou pela positiva na época 2011/2012.

Eis a lista dos três primeiros: 
 
1º classificado Edú com 45% = 181 votos. 
2º classificado Santos com 28% =  115 votos.
3º classificado Tiago com 5% =  23 votos.

Total de votos apurados : 399

Á conquista da Europa | Custódio

B.I.
Nome: Custódio Miguel Dias de Castro
Data de nascimento: 24-05-1983 (29 anos)
Naturalidade: Guimarães
Altura: 1,80 m
Peso: 75 kg
Posição: Médio
Internacionalizações: 0
Golos: 0
 
A par de Miguel Lopes foi outra das surpresas da lista de convocados de Paulo Bento. Aos 29 anos, Custódio procura a sua primeira internacionalização A (soma 55 presenças nas camadas jovens). “É um sonho que todos nós, jogadores de futebol, temos: representar a selecção principal” afirmou em entrevista.

Custódio iniciou a sua formação desportiva no Vitória de Guimarães e completou-a no Sporting. Em 2003/04 ascendeu em definitivo ao plantel principal do clube de Alvalade e por lá se manteve até meio da época de 2007/08. Mas mesmo antes de integrar em pleno a equipa sénior do Sporting (que chegou a capitanear), o médio já se tinha sagrado campeão nacional em 2001/02, quando jogou nove minutos frente ao Salgueiros.

No mercado de Inverno de 2008 foi transferido para o Dínamo de Moscovo. Mas a sua estadia na Rússia durou pouco tempo. Alinhou apenas oito jogos com a camisola do Dínamo e em Janeiro de 2009 assinou pelo Vitória de Guimarães. O vínculo foi de três anos e meio mas não chegou ao fim. Em Agosto de 2010 trocou o emblema vimaranense pelo Sporting de Braga.

Médio defensivo por natureza, Custódio é um jogador que dá equilíbrio à equipa, sendo um recuperador nato por natureza. Não tem um modo exuberante de jogar mas é de uma utilidade extrema. Outra das suas características é o bom jogo aéreo – provavelmente o médio mais forte neste capítulo à disposição de Paulo Bento. “Custódio tem características diferentes de todos os outros médios, é um jogador posicional e está talhado para fazer só uma posição”, explicou o seleccionador nacional.
Com a camisola bracarense fica para a história o golo – de cabeça – que marcou ao Benfica nas meias-finais da Liga Europa de 2010/11 e que colocou o Sp. Braga na final da competição. No seu registo habitual negou considerar-se “herói” e atribuiu a façanha ao grupo.

Não escondeu a surpresa por ter sido selecionado para a fase final do Euro 2012. “Pensei que ia de férias. Tinha uma pequena esperança, a comunicação social falava nisso, mas ficava por aí, ninguém tinha falado comigo. Foi uma meia surpresa. A primeira reação foi festejar. Estava em casa com a minha mulher e os meus filhos e foi como se tivesse marcado um golo, saltaram todos para cima de mim. Foi um momento de euforia. Não sabia o que havia de fazer” afirmou. Na Polónia e na Ucrânia, Custódio jogará com a camisola número seis.

Veteranos | Trofense fica em 2ºlugar na 6ª edição do Torneio Cidade de Penafiel

Foi através da marcação de grandes penalidades que se decidiu o vencedor do VI Torneio Cidade de Penafiel em veteranos. Esta foi a 6ª edição de um torneio que é o momento alto da secção de veteranos da equipa penafidelense. Em edições anteriores já passaram por este evento clubes como o FC Porto, Sp. Braga, Boavista FC, U. Leiria, Rio Ave FC, Estrela de Amadora, Sp. Espinho, V. Guimarães, SC Olhanense, CD Feirense, CD Aves, Acad. Viseu, Beira Mar e Gil Vicente que contribuiram com as suas presenças num assinalável êxito em cada torneio. Na edição de 2012, a juntar à equipa penafidelense participaram as equipas do Paços de Ferreira, CD Trofense, Naval 1º de Maio.

A abrir o programa, a equipa pacense defrontou a equipa vinda da Trofa. Os trofenses com uma equipa taticamente irrepreensível conseguiram levar a melhor, apesar do esforço e galhardia da equipa pacense. A supremacia evidenciada pela equipa da Trofa foi materializada com a obtenção de 3 golos sem resposta. O resultado ajusta-se embora o FC Paços de Ferreira merecesse pelo menos o golo de honra. No segundo jogo da tarde os penafidelenses defrontaram a Naval 1º de Maio, no qual se evidenciou logo de início uma clara supremacia da equipa da casa, com os golos a aparecerem muito cedo o FC Penafiel embalou para uma vitória robusta apesar da entrega abnegada e esforçada da equipa da Figueira da Foz. 6-1 foi o resultado final com golos de Tiago, Nini, Vítor Vieira, Soares e Silva Pereira (gp). De seguida e para o apuramento do 3º e 4º lugar jogaram O Paços de Ferreira e a Naval 1º de Maio com uma vitória de 3-0 para a equipa pacense. No jogo da final, penafidelense e trofenses reeditaram velhos confrontos e, num jogo extremamente competitivo e equilibrado entre as duas equipas só podia resultar num justo empate final a dois golos, tendo Vinhas bisado para os penafidelenses. Foi através de grandes penalidades que se determinou o vencedor, tendo a sorte recaído para a equipa da casa. Com nota final, um bom torneio com boas equipas de que resultou uma excelente jornada de confraternização entre todos os atletas quer no campo desportivo quer no programa social/jantar. Parabéns a todos os participantes.

RESULTADOS: 
Paços de Ferreira x CD Trofense (0-3)
FC Penafiel x Naval 1º de Maio (6-1)
Naval 1º de Maio x FC Paços de Ferreira (0-3)
CD Trofense x FC Penafiel (2-2, 4-5 gp)

CLASSIFICAÇÃO:
1º FC Penafiel
2º CD Trofense
3º FC Paços de Ferreira
4º Naval 1º de Maio

Rádio Trofa | Paulo Sampaio na Hora do Clube.

O Coordenador Técnico do Departamento de Formação do Clube Desportivo Trofense, Paulo Sampaio, estará presente na "Hora do Clube" no próximo Sábado, 2.6.2012.
O balanço e a análise da temporada 2011/12 do Departamento de Formação, os títulos, a promoção e a descida no Campeonato Nacional, o futuro do Departamento, serão os temas principais desta entrevista.

2.6.2012, Sábado, entre as 18.00 e as 19.00, uma Entrevista a não perder com Paulo Sampaio.
A "Hora do Clube", um programa de Todos os Trofenses, para Todos os Trofenses.

Estamos à espera do quê ?

Porque é que o futuro investidor (LS Soccer) não dá uma entrevista a Trofa TV e esclarece os sócios do clube ? 
Todos os dias saem noticias nos jornais de jogadores e promessas de entradas de dinheiro. E garantias disso?
Já tivemos um episódio caricato com uns Árabes em ponto pequeno, será que vamos ter mais do mesmo?

Queremos as coisas claras, bem claras. Não usem os jornais para se promoverem.

Imprensa Desportiva


Jornal O Jogo - Leitão espera investidor 
PP
José Leitão, presidente da Comissão Administrativa do Trofense, adiou a decisão sobre a sua continuidade à frente do clube. O dirigente espera pela chegada do investidor Lucas Santos e só depois de se reunir com o dono da LS Soccer é que tomará uma decisão final, que deverá ser conhecida antes da assembleia geral de 8 de junho.

quarta-feira, maio 30, 2012

Jornal Record | José Leitão à espera de investidor

Líder não sabe se vai continuar
O atual presidente da Comissão Administrativa do Trofense adiou a confirmação sobre a continuidade à frente do oitavo classificado da Liga de Honra para quando "voltar a reunir com possível investidor".

José Leitão revelou ainda que, "para dar cumprimento às exigências da Liga", foi agendada para dia 8 de junho uma assembleia-geral com três pontos na ordem de trabalhos: Discussão e votação do Relatório e Contas relativo ao período de 1 de julho de 2011 a 31 de maio de 2012; assuntos de interesse para o clube e eleição de corpos sociais para o biénio 2012/2014.

Questionado sobre se a sua continuidade à frente dos destinos do emblema da Trofa, José Leitão escusou-se a confirmar se vai apresentar uma lista a votos, adiando a confirmação para "após uma reunião com um possível investidor".

Alguns órgãos de comunicação social têm noticiado que este "possível investidor" é a LS Soccer, uma empresa brasileira, liderada por Lucas Santos, que terá apresentado ao Trofense uma proposta para "tomar conta do futebol sénior do clube durante cinco épocas".

"É verdade que existem contactos e já confirmei isso, mas adiantar mais só depois de uma reunião conclusiva. E vou para a frente ou não como presidente depois dessa reunião. E ainda falta que os sócios aceitem tudo isto. A assembleia não é para isso. A assembleia faz-se porque é a lei, é obrigatória. Até lá, pode haver novidades", disse à agência Lusa José Leitão.

A sessão magna com os sócios está marcada para dia 8 de junho, sexta-feira, pelas 20.30, no salão nobre da Junta de Freguesia de São Martinho de Bougado.

Á conquista da Europa | Miguel Lopes

B.I.
Nome: Hugo Miguel Almeida Costa Lopes
Data de nascimento: 19-12-1986 (25 anos)
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,82 m
Peso: 79 kg
Posição: Defesa-direito
Internacionalizações: 0
Golos: 0

Miguel Lopes, 25 anos, é uma das grandes surpresas dos convocados de Paulo Bento para este Europeu que se realiza na Polónia e na Ucrânia. E por isso o jovem lateral afirma que o seu desejo de representar a selecção já está cumprido. "Vou estar no Europeu de futebol. Vou lutar desde o primeiro treino, vou dar tudo em cada dia e se um dia tiver a felicidade de ser chamado para jogar vou dar tudo pela seleção e pelo País.”

A vida de Miguel no futebol nunca foi fácil. Natural de Lisboa, iniciou a sua carreira na equipa B do Benfica. Como não conseguiu chegar à formação principal rumou aos Açores, onde representou o Operário nos escalões inferiores antes de ajudar o Rio Ave a regressar à 1.ª Liga em 2007/08.

Na sua época de estreia no escalão principal do futebol português Miguel Lopes realizou 26 jogos a titular e ajudou o emblema de Vila do Conde a alcançar o 12.º lugar.

Em 2009/10, o defesa foi para o FC Porto mas não se conseguiu impôr devido a várias lesões e ainda mercê da forte concorrência de Fucile. Para o currículo fica uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Um ano depois foi emprestado pelo FC Porto ao Bétis. Em Espanha, ajudou o seu clube a sagrar-se campeão da II Divisão e assim a subir à I Liga.

Em 2011/12, o FC Porto, emblema com quem o jovem lateral tem contrato, quis emprestar Miguel Lopes ao Saragoça, mas a inscrição do atleta na liga espanhola aconteceu quatro minutos após o fecho das inscrições. Em Janeiro, na reabertura do mercado, acabou por ser cedido ao Sporting de Braga onde realizou boas exibições que foram determinantes para a sua chamada à selecção.

Por causa desta chamada à Selecção Nacional, Miguel Lopes teve de adiar o seu casamento. Um contratempo ultrapassado de bom grado com a presença no Euro.

Carta a Portugal!

Imprensa Desportiva

Possíveis reforços



Jornal O Jogo - Rodrigo, Lander e Huck são reforços

Rodrigo, Lander e Huck são reforços
ANDRÉ MORAIS 

Começa a ganhar forma o plantel 2012/13 do Trofense. Depois de contratado Lucas Taglialatela e da renovação de contrato com Luís Carlos chegam mais três caras novas. Trata-se de Rodrigo Carvalho, guarda-redes, de 27 anos, que jogava nos brasileiros do Náutico; Fábio Huck, de 20 anos, que chega igualmente para a baliza, proveniente do Batatais, do campeonato paulista; e por último, o médio Lander, de 23 anos, que na última época já esteve em Portugal, ao serviço do Sertanense (II Divisão). Este trio de brasileiros foi assegurado por Lucas Santos, dono da LS Soccer, empresa que a partir do dia 1 de julho assume a gestão desportiva do Trofense. Lucas Santos, que se encontra ainda no Brasil, garante estar a tratar do futuro do clube.

"Estou a planificar a próxima época do Trofense, mas também a tentar ajudar o clube a resolver algumas questões, embora não fosse minha obrigação. Já consegui três empresas importantes para investir no clube e no futebol português, mas só divulgarei os seus nomes a 1 de julho, quando apresentar o meu projeto para o Trofense", afirmou o empresário, que além destas três contratações, tem mais alvos definidos: Amaury Bischoff, Tiago Valente e João Pedro que esta época representaram o Aves, estudam já propostas para se mudarem para a Trofa. Enquanto isso, os defesas Elvis e Pedro Araújo, bem como o médio Pedro Santos, receberão em breve propostas para continuarem no Trofense na próxima época. Quanto ao capitão Tiago, embora não tenha ainda assinado a renovação, a sua continuidade é um dado praticamente adquirido.

terça-feira, maio 29, 2012

Á conquista da Europa | Fábio Coentrão

B.I.
Nome: Fábio Alexandre da Silva Coentrão
Data de nascimento: 11-03-1988 (24 anos)
Naturalidade: Vila do Conde
Altura: 1,79 m
Peso: 66 kg
Posição: Defesa-esquerdo
Internacionalizações: 20
Golos: 1

Fábio Coentrão subiu na vida a pulso. Natural de Caxinas - terra de pescadores - desde muito novo que ficou ao cuidado da avó, isto porque os seus pais emigraram à procura de uma vida melhor. De feitio rebelde, cedo se percebeu que Fábio tinha jeito para a bola e gosto pelas aventuras. Foi numa dessas escapadelas que sofreu uma queda e teve que fazer um enxerto de pele, cicatriz que guarda até hoje.

Formado no Rio Ave, Fábio estreou-se pela equipa principal na época 2004/05, com apenas 16 anos. Dono e senhor de um habilidoso pé esquerdo, sempre fez as delícias de quem o via jogar. Fã de Luís Figo, ganhou desde esses tempos a alcunha de “Figo das Caxinas”.

O tempo ia passando e Fábio evoluía. Chegou ao Benfica, apesar do assédio do Sporting, na época 2007/08. Os encarnados cederam-no a título de empréstimo ao Nacional da Madeira e na época seguinte teve ao Saragoça. Foi infeliz em Espanha e rumou a Vila do Conde para representar o "seu Rio Ave.

Em 2009, pela mão de Jorge Jesus, regressou ao Benfica. O treinador adaptou-o a defesa esquerdo e em boa hora o fez. Nessa temporada, Fábio Coentrão foi um dos jogadores essenciais na conquista do título de campeão nacional dos encarnados.

Nessa mesma temporada estreou-se pela seleção principal de Portugal (8 de Novembro), no primeiro jogo do play-off de acesso ao Mundial 2010 com a Bósnia. A equipa das quinas ganhou por 1-0. No Camperonato do Mundo, Fábio foi considerado o melhor defesa esquerdo da competição.

Em 2011/12 transferiu-se para o Real Madrid a troco de 30 milhões de euros.

Nos seus tempos livres, Fábio Coentrão gosta de ver filmes e de passear à beira-mar. É ainda dono de dois bares: o “Maximus 18” e o “Seca Bar”, ambos na zona de Vila do Conde. Quando acabar a carreira de futebolista tem o desejo de comprar um barco e passar os dias a pescar. 

Convocatória Assembleia Geral Extraordinária

José Manuel Lima da Costa, Presidente da Comissão Administrativa do Clube Desportivo Trofense, ao abrigo do Art. 54º dos Estatutos, convoca os senhores associados para reunirem em Assembleia Geral Extraordinária, no dia 8 de Junho de 2012, pelas 20.30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Martinho de Bougado, com a seguinte ordem de trabalhos:


1. Discussão e votação do Relatório e Contas relativo ao período de 1 de Julho de 2011 a 31 de Maio de 2012, referente à época desportiva de 2011/12;

2. Assuntos de interesse para o clube;

3. Eleição de corpos sociais para o biénio 2012/2014.


Nos termos do Parágrafo Único do Art. 52º dos Estatutos, se à hora marcada não estiver presente a maioria dos sócios no pleno gozo dos seus direitos, a Assembleia Geral funcionará uma hora depois com qualquer número de sócios presentes.


Trofa, 28 de Maio de 2012

O Presidente da Comissão Administrativa,
José Manuel Lima da Costa

TV Golo | Melhores golos da semana

Imprensa Desportiva

segunda-feira, maio 28, 2012

Á conquista da Europa | João Pereira

B.I.
Nome: João Pedro da Silva Pereira
Data de nascimento: 25-02-1984 (28 anos)
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,72 m
Peso: 64 kg
Posição: Defesa-direito
Internacionalizações: 8
Golos: 0

"Fui obrigado a dar o máximo". É assim que João Pereira fala da vida, quer pessoal quer profissional. Nascido no Casal Ventoso, um bairro problemático de Lisboa, cedo percebeu que a sua vida não poderia ser aquela que muitas vezes está associada a esta zona lisboeta.

Aplicou-se então nos estudos ao mesmo tempo que ia evoluindo nas escolinhas do Desportivo Domingos Sávio e posteriormente no Benfica. Terminou o 12.º ano com média de 17 e esteve a um passo de entrar na universidade.

José Águas e Vítor Martins foram os grandes responsáveis pela ida de João Pereira para a Luz. Nas camadas jovens jogou quase sempre a lateral-direito embora jogasse a extremo quando alguém se lesionava. Sempre foi um jogador ofensivo que marcava golos.

Em 2003, João Pereira tinha 18 anos e subiu à equipa principal. José António Camacho, treinador da altura, deu-lhe a oportunidade de jogar a extremo. Miguel era dono e senhor do lugar de defesa direito. Com raça, vontade e querer conseguiu com que as coisas corressem bem mas sempre teve consciente do seu potencial. Com a camisola das águias ganhou quatro troféus: Nacional de Juniores B (2000/01); Campeão Nacional (2004/05); Taça de Portugal (2003/04) e uma Supertaça (2005/06)

“Na altura há muito que o Benfica não lançava um jogador das camadas jovens, apareci eu, fiz golos importantes e houve logo o mediatismo de dizer que também sabiam formar jogadores. Quiseram, se calhar, fazer de mim aquilo que eu ainda não era. Sabia o que valia e até onde poderia ir”, afirmou então numa entrevista.

Em 2006 foi para o Gil Vicente, emprestado pelo Benfica, acabando por ficar mais uma época mas a título definitivo. Jogou sempre a lateral direito e com boas prestações. O Sporting de Braga não teve dúvidas e apostou nele. E em boa hora o fez. João ajudou os minhotos a ganharem a Taça Intertoto em 2008.

A meio da época de 2009/10 assinou pelo Sporting, clube onde se mantêm e é dono e senhor do lugar de defesa direito. Entrou para o clube de Alvalade numa altura em que Paulo Bento, actual seleccionador nacional, há muito tinha partido.

Este mesmo treinador chamou João Pereira para a sua primeira internacionalização A. Foi a 3 de Outubro de 2010, num jogo com a Dinamarca, e João Pereira foi titular. A partir daí nunca mais abandonou o posto, beneficiando também do afastamento de Bosingwa.

João Pereira é conhecido também por ser um jogador temperamental mas tem mudado nos últimos tempos. “É verdade que fervo. Tenho tentado melhorar, mas nasceu comigo e não é fácil de abandonar”, reconhece. 

Comemorações de golos.

Imprensa Desportiva

domingo, maio 27, 2012

À conquista da Europa | Ricardo Costa

B.I.
Nome: Ricardo Miguel Moreira da Costa
Data de nascimento: 16-01-1981 (31 anos)
Naturalidade: Vila Nova Gaia
Altura: 1,83m
Peso: 80 Kg
Posição: Defesa-central
Internacionalizações: 10
Golos: 0

Pode parecer um dos jogadores mais discretos da Selecção Portuguesa, mas veja-se por onde ele já andou com a camisola nacional vestida: Ricardo Costa esteve em duas fases finais de campeonatos do Mundo (2006 e 2010), jogou no Europeu Sub-21 de 2004, esteve no Torneio Olímpico dos Jogos de Atenas e agora, mais maduro do que nunca, foi convocado por Paulo Bento para o seu primeiro Campeonato da Europa como sénior.

O seu nome não era propriamente indiscutível, mas o seleccionador já tinha dado sinal de que contava com ele quando o recuperou nas convocatórias da campanha de apuramento. Ricardo Costa não estava presente na Selecção desde o célebre Portuga-Espanha do Mundial da África do Sul em que Carlos Queiroz o adaptou a lateral direito. Portugal seria eliminado da competição numa partida em que o defesa-central acabaria expulso e a cumprir três jogos de castigo.

No entanto, a regularidade e, acima de tudo, a polivalência são as razões que levam Paulo Bento a incluir este jogador nos 23. Hoje, aos 31 anos, Ricardo Costa carrega uma experiência rara. Tornou-se titular no Valência, equipa de topo na Liga espanhola, clube onde chegou depois de uma curta passagem por França (o Lille queria segurá-lo após seis meses, mas o acordo com os espanhóis já estava fechado) e outra mais longa pela Alemanha (foi campeão no Wolfsburgo).

O título germânico não foi nada de novo para um jogador que acertou em cheio na saída do Boavista (clube de formação) e coincidiu no FC Porto com José Mourinho, estando portanto habituado a conquistas nacionais e internacionais (a Taça UEFA e Liga dos Campeões). Foi por causa desse currículo que, no Valência, Ricardo Costa acabou apresentado como o novo Ayala. 

Imprensa Desportiva


Jornal O Jogo - Próxima semana promete trazer novidades
PP
A próxima semana promete novidades no Trofense. Lucas Santos, presidente da LS Soccer, empresa que irá gerir o clube nas próximas cinco épocas, regressa a Portugal, depois de duas semanas no Brasil, e deverá trazer algumas novidades, principalmente no que toca a reforços. Luís Carlos já renovou e, com a chegada de Luís Santos, também Tiago deve acertar a renovação de contrato. Quanto a reforços para a próxima temporada, apenas Lucas Taglialatela está confirmado.

sábado, maio 26, 2012

FPF | Empate em Leiria

A Selecção Nacional "A" empatou, este sábado, diante da Macedónia, no penúltimo jogo de preparação para o Euro 2012, disputado no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Portugal não conseguiu surpreender a muralha defensiva da formação macedónia e o guarda-redes Bogatinov, que manteve as suas redes incólumes.

Paulo Bento apresentou cinco novidades no "onze", relativamente ao último jogo, frente à Polónia (0-0), alinhando no habitual "4-3-3", diante da Macedónia, de John Toshack, com cinco defesas e três médios no apoio aos avançados Goran Pandev e Samir Fazli.

O "capitão" Cristiano Ronaldo foi o primeiro a ameaçar, aos 11 minutos, com um livre sobre a ala direita, que acabou por sair por cima da baliza contrária.

A formação macedónia não dava espaços na sua povoada zona defensiva, e, nas poucas vezes que contra-atacou, utilizou quase sempre os lançamentos longos para os avançados.

Aos 16 minutos, Spirovski empreendeu uma dessas ofensivas, falhando a baliza de Beto, algo que se repetiu 10 minutos depois, com uma fraca ameaça da "referência" Pandev.

Entre as duas oportunidades da formação de Toshack, a Equipa das Quinas pareceu mais ameaçadora, com os tiros de Miguel Veloso, Cristiano Ronaldo, João Moutinho e Hélder Postiga.

Perante a rigidez defensiva da Macedónia, Portugal tentava aproveitar as bolas parada, mas Ronaldo, a 40 metros da baliza, voltou a atirar por cima, a cinco minutos do intervalo, pouco antes de Quaresma ter obrigado Bogatinov a aplicar-se.

Na segunda parte, a Macedónia criou perigo, aos 55 minutos, quando Ibraimi, acabado de entrar e assistido por Fazli, falhou por pouco um remate cruzado à baliza de Beto, depois de um contra-ataque conduzido por Trickovski.

Depois de trocar Moutinho por Meireles ao intervalo, Paulo Bento voltou a mexer na equipa, ao colocar Hugo Almeida no lugar de Postiga e Nani a "10", com a saída de Ruben Micael. Portugal continuava por cima no jogo e esteve perto de marcar em dois remates de Ronaldo e um de Hugo Almeida.

Portugal terminou o encontro com Almeida e Nelson Oliveira a pontas-de-lança, secundados por Quaresma e Varela nas alas e Nani nas "costas", cabendo a Nelson Oliveira desperdiçar a última grande ocasião da partida.

Ficha de Jogo
Jogo de preparação para o EURO 2012.
Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Árbitro: Alan Kelly (República da Irlanda).
Assistência: 19.322 espectadores.

Portugal 0-0 Macedónia (0-0 ao intervalo).

PORTUGAL: Beto, João Pereira (Nelson Oliveira, 81'), Bruno Alves, Rolando, Fábio Coentrão, Miguel Veloso (Hugo Viana, 72'), Ruben Micael (Nani, 63'), João Moutinho (Raul Meireles, 46'), Ricardo Quaresma, Hélder Postiga (Hugo Almeida, 63') e Cristiano Ronaldo (Varela, 73').
Suplentes não utilizados: Eduardo, Rui Patrício, Miguel Lopes, Ricardo Costa, Pepe e Custódio.
Seleccionador: Paulo Bento.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Nada a assinalar.

MACEDÓNIA: Martin Bogatinov, Stefan Ristovski, Boban Grncarov, Vance Sikov, Nikolce Noveski, Jani Urdinov (Daniel Gerogievski, 73'), Nikola Gligorov (Muhamed Demiri, 53'), Stefan Spirovski (Agim Ibraimi, 53'), Ivan Trickovski (Daniel Mojsov, 85'), Goran Pandev e Samir Fazli (Ferhan Hasani, 63').
Suplentes não utilizados: Edin Nuredinoski, Fljamur Tairi, Agim Ibraimi, Filip Ivanovski e Muarem Muarem.
Treinador: John Toshack.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: cartão amarelo exibido a Jani Urdinov (52').

Á conquista da Europa | Rolando

B.I.
Nome: Rolando Jorge Pires da Fonseca
Data de nascimento: 31-08-1985 (26 anos)
Naturalidade: S. Vicente (Cabo Verde)
Altura: 1,90 m
Peso: 80 kg
Posição: Defesa-central
Internacionalizações: 13
Golos: 0

A seguir a Pepe e a Bruno Alves, Rolando é o defesa-central a quem Paulo Bento mais recorre.
Natural de S. Vicente, em Cabo Verde, o actual jogador do FC Porto foi educado pelos avós e desde cedo se dedicou ao futebol, despontando como defesa-central no Batuque FC. Aos 14 anos veio para Portugal. Ingressou no Campomaiorense e ainda nos escalões jovens transferiu-se para o Belenenses. Mas antes da mudança para o emblema da Cruz de Cristo, Rolando deu um “saltinho” à Luz. Em 2003, o defesa esteve uma semana à experiência no Benfica para integrar a equipa B encarnada. Chegou a participar num jogo de preparação contra o Malveira mas não mereceu o aval dos responsáveis do clube.

Rolando seguiu o seu caminho e estreou-se na Primeira Liga, pelo Belenenses, a 28 de Agosto de 2004, frente ao Marítimo. O sonho de ser jogador de futebol estava concretizado. “Tinha a consciência de que era muito difícil, mas sabia que a partir do momento que chegasse a Portugal poderia realizar o meu sonho”, disse um dia.

Cobiçado em Portugal e no estrangeiro, foi contratado pelo FC Porto em 2008 – juntou o útil ao agradável já que é portista de coração. No Dragão relegou Pedro Emanuel para o banco e passou a integrar o onze base dos azuis-e-brancos. O bom jogo posicional, a velocidade e a capacidade de jogar em antecipação são as suas principais virtudes. “É um defesa muito racional, dobra bem os colegas, sabe posicionar-se e recuperar muito bem a zona. E tem muita qualidade no jogo aéreo", explica Aloísio, antigo jogador do FC Porto.
Além disso, por vezes integra as acções ofensiva da sua equipa e já marcou inclusive alguns golos importantes – por exemplo, com dois golos foi o obreiro do triunfo do FC Porto na última Supertaça frente ao Benfica.

Em 2006 naturalizou-se português e debutou pela selecção principal na campanha para o Mundial de 2010. Foi um dos eleitos de Carlos Queiroz para a fase final mas não chegou a alinhar qualquer minuto.
Diz-se calmo mas já se irritou quando foi substituído em jogos do FC Porto. “Não gosto de ser substituído, não gosto de ser suplente, não gosto de ficar de fora, detesto perder... Foi muita coisa junta ao mesmo tempo, mas sei que não estive bem, apesar de não me arrepender, porque está feito e não posso voltar atrás”, adiantou ao jornal “O Jogo”.

Passa normalmente férias em São Vicente, Cabo Verde, e é ali que Rolando encontra os seus amigos de infância. Entre o universo futebolístico destaca a amizade que mantém com Sereno e Varela. Adora cachupa e em termos musicais é fã de zouk. Antes dos jogos prefere funaná. “É um estilo mais mexido e me dá forças.” Quando terminar a carreira já sabe o que irá fazer: regressar a Cabo Verde.

Rádio Trofa | Hoje não perca a Hora do Clube com, Marco Couto

O Diretor Desportivo do Clube Desportivo Trofense, Marco Couto, estará presente hoje na Hora do Clube. O balanço e a análise da temporada 2011/12, a atualidade e o futuro do CD Trofense, serão os temas principais da entrevista.

Hoje, entre as 18.00 e as 19.00 em 107.8 FM, uma Entrevista a não perder com Marco Couto.
A Hora do Clube, um programa de Todos os Trofenses, para Todos os Trofenses.

Imprensa Desportiva

sexta-feira, maio 25, 2012

Á conquista da Europa | Bruno Alves

B.I.
Nome: Bruno Eduardo Refuge Alves
Data de nascimento: 27-11-1981 (30 anos)
Naturalidade: Póvoa do Varzim
Altura: 1,89m
Peso: 80 Kg
Posição: Defesa-central
Internacionalizações: 48
Golos: 5

FC Porto B, Farense, Vitória de Guimarães, AEK de Atenas. Depois dos juniores do FC Porto, onde tinha chegado via Varzim, Bruno Alves teve uma carreira um tanto ou quanto errante. E nem mesmo quando regressou ao FC Porto, em 2005, viu a vida facilitada – Co Adrianse ainda via ali um jogador mais problemático do que propriamente um defesa intransponível. Mas o central nunca se foi abaixo e partir da época seguinte, com Jesualdo Ferreira, confirmou uma titularidade da qual nunca mais abriria mão. Até chegar à Selecção Nacional.

Bruno Alves, imagem de futebolista duro, por vezes implacável, sempre tentou ser mais do que isso. E o trabalho deu resultado. Nas camadas jovens, no Varzim, destacava-se na marcação dos livres-directos. Treinava fora de horas, após o final dos treinos e no FC Porto, quase dez anos mais tarde, apareceria a marcar golos dessa forma! O esforço e a genética de futebolista, que herdou do pai (o brasileiro Washington) e ainda partilha com os irmãos (Geraldo e Júlio) levaram-no inclusivamente a ser eleito o melhor jogador do campeonato português em 2008/09. E claro, a afirmar-se na Selecção Nacional, onde já se tinha estreado em Junho de 2007 (1-1 contra o Kuwait).

Na campanha para o Mundial de 2010, Bruno Alves foi titular em 12 jogos (apenas Meireles, Pepe e Ricardo Carvalho jogaram mais). Foi ele que, já em período de descontos, marcou o golo da vitória na Albânia, mantendo viva a expectativa do apuramento para a África do Sul. E também foi ele que, no play-off com a Bósnia-Herzegovina, fez o 1-0 na primeira-
-mão do Estádio da Luz.
Com o afastamento de Ricardo Carvalho, Bruno Alves reedita agora dupla com Pepe, a mesma que chegou a assumir em pleno FC Porto, onde chegou a capitão e conquistou quatro campeonatos, duas Taças de Portugal e duas Supertaças. Razão tinha o mítico João Pinto, quando o descobriu e pediu a sua contratação, mesmo lesionado, depois de um jogo em que partiu a perna...

Imprensa Desportiva

quinta-feira, maio 24, 2012

Troca de Cromos | Euro 2012


Á conquista da Europa | Pepe


B.I.
Nome: Képler Laveran Lima Ferreira
Data de nascimento: 26-06-1983 (29 anos)
Naturalidade: Maceió (Brasil)
Altura: 1,86 m
Peso: 72 kg
Posição: Defesa-central
Internacionalizações: 38
Golos: 2

Natural de Maceió, Brasil, Pepe, 29 anos, é um dos esteios da selecção portuguesa. Naturalizado português desde 2007, o defesa considera que fez a escolha correcta ao optar por representar a equipa das Quinas em detrimento da brasileira e até vai mais longe: “Não me arrependo de nada e nem me passa pela cabeça ter dúvidas sobre a decisão que tomei. Costumo dizer que Portugal me deu tudo. Queria ter nascido em Portugal, é só isso que me separa”, afirmou há uns anos ao jornal “O Jogo”.

Pepe é unanimemente considerado um dos melhores centrais do Mundo, com uma carreira sempre em crescendo. Formou--se no CRB e ainda nas camadas jovens transferiu-se para o Corinthians Alagoano como pagamento de uma dívida entre os dois clubes. Em 2001, com apenas 18 anos viajou para Portugal rumo ao Marítimo. O seu trajecto na equipa insular começou pelos juniores e pela equipa B, antes de chegar à formação principal. O técnico Nelo Vingada proporcionou-lhe a estreia na Primeira Liga. Ligado contratualmente ao Marítimo esteve à experiência no Sporting (treinado então por Laszlo Bölöni) mas não ficou no clube de Alvalade. Mas em 2004 deu o salto: foi contratado pelo FC Porto. De dragão ao peito tornou-se um “senhor jogador” o que lhe valeu em 2007 a transferência para o Real Madrid – precisamente a equipa onde alinhou o seu ídolo Fernando Hierro – por 30 milhões de euros. Pelo meio naturalizou-se português e foi chamado pela primeira vez à Selecção Nacional, pela mão de Luiz Felipe Scolari, em Novembro de 2007. Desde então tornou-se cativo da selecção. Esteve presente no Euro 2008, na Alemanha, no Mundial 2010, na África do Sul, e está agora no lote dos eleitos de Paulo Bento para o Euro 2012, na Polónia e na Ucrânia.

Física e tacticamente reúne todas as características de um defesa central de gabarito mundial. É forte no um para um, tem elevado poder de choque, apresenta grande capacidade de impulsão, é veloz e possui bom sentido posicional. Segundo reza a história aperfeiçoou alguns destes atributos ainda na sua juventude a correr nas praias brasileiras e a saltar no mar com pesos amarrados às pernas.

Pepe dá tudo em campo e é dos primeiros a levar a sua equipa para a frente, incentivando os companheiros. Tanto no eixo da defesa como numa posição mais adiantada, no meio-campo, é uma garantia de solidez e fiabilidade defensiva.
Porém, por vezes ainda comete ainda alguns excessos com cargas fora de tempo e agressividade desmesurada. Uma falha que, com o passar dos anos, tem procurado ultrapassar.

FPF | Numeração da nossa Selecção definida!

Já se encontram definidos os números que os jogadores da Selecção Nacional vão utilizar durante o Euro 2012.

1- Eduardo
2- Bruno Alves
3- Pepe
4- Miguel Veloso
5- Fábio Coentrão
6- Custódio
7- Cristiano Ronaldo
8- João Moutinho
9- Hugo Almeida
10- Ricardo Quaresma
11- Nélson Oliveira
12- Rui Patrício
13- Ricardo Costa
14- Rolando
15- Rúben Micael
16- Raúl Meireles
17- Nani
18- Varela
19- Miguel Lopes
20- Hugo Viana
21- João Pereira
22- Beto
23- Hélder Postiga

Imprensa Desportiva

quarta-feira, maio 23, 2012

Á conquista da Europa | Beto


B.I.
Nome: António Alberto Bastos Pimparel
Data de nascimento: 01-05-1982 (30 anos)
Naturalidade: Lisboa
Altura: 1,83m
Peso: 80 Kg
Posição: Guarda-redes
Internacionalizações: 1
Golos: 0

A época de 2008/2009 mudou a vida de um guarda-redes que até já tinha passado por um clube grande, o Sporting, mas corria o risco de nunca mais chegar a esse nível: ao serviço do Leixões, Beto realizou uma grande temporada e transferiu-se para o FC Porto; mas o rapaz que tem o apelido de Pimparel não se ficou por aí; também foi convocado para a Selecção Portuguesa (jogou 90 minutos num particular contra a Estónia) e registou aquela que é até hoje a sua única internacionalização.

António Alberto Bastos Pimparel, 30 anos e natural de Loures, começou na formação do Sporting, de onde saiu definitivamente em 2004, para uma travessia que envolveu clubes como o Casa Pia, Chaves e FC Marco. Depois, a confirmação do seu valor, no Leixões, fez com que Carlos Queiroz encontrasse nele uma alternativa a Eduardo, o titular escolhido para a baliza no Mundial de 2010. E foi nessa qualidade que Beto foi convocado para a África do Sul, embora não tenha somado qualquer minuto.

Agora, pela mão de Paulo Bento, segue para o Euro 2012 sabendo que superou alternativas experientes, nomeadamente Quim, do Sporting de Braga, mas que também dificilmente poderá jogar, porque terá Rui Patrício e o mesmo Eduardo à sua frente. Mas Beto pode ser importante de outra forma. Este é um jogador conhecido pela força que empresta ao balneário ou à equipa; ficam na memórias as imagens de incentivo, de protesto ou de celebração quando era apenas um suplente no FC Porto.

Jogador reconhecido nos corredores do Dragão, apesar de tapado por Helton, Beto saiu para o Cluj para cumprir o objectivo de jogar com maios frequência. O primeiro prémio está à vista: conseguiu chegar a mais uma fase final de uma grande competição.

Rádio Trofa | Hora do Clube com, Marco Couto

O Diretor Desportivo do Clube Desportivo Trofense, Marco Couto, estará presente na Hora do Clube no próximo Sábado, 26.5.2012.
O balanço e a análise da temporada 2011/12, a atualidade e o futuro do CD Trofense, serão os temas principais da entrevista. 

26.5.2012, Sábado, entre as 18.00 e as 19.00, uma Entrevista a não perder com Marco Couto.
A Hora do Clube, um programa de Todos os Trofenses, para Todos os Trofenses.

FPF | Hugo Viana substitui Carlos Martins


O médio Hugo Viana foi chamado aos trabalhos da Selecção Nacional que vai disputar o Campeonato da Europa Polónia/Ucrânia 2012.

O Seleccionador Nacional, Paulo Bento, não irá poder contar com o médio Carlos Martins a contas com uma lesão muscular impeditiva (gémeo externo da perna esquerda), pelo que chamou aos trabalhos o médio do Sporting de Braga, Hugo Viana, que conta com 26 internacionalizações e um golo na Selecção A (88 internacionalizações em todos os escalões e 10 golos). Hugo Viana juntar-se-á ao grupo começando a preparar-se para marcar presença em mais uma fase final, depois da presença do Mundial em 2006.

O médio disputou ainda mais 3 fases finais (Europeu de Sub-16, em 2000, Europeus de Sub-21, em 2002 e 2004), para além dos Jogos Olímpicos em 2004.

Parabéns Rafa pelo teu aniversário.

O Blog Sou Trofense deseja as maiores felicidades para a tua vida e carreira!

Fotos Sou Trofense | Época 2011/2012

Imprensa Desportiva


Jornal O Jogo - Fausto Araújo faleceu
A.S.F
Fausto Araújo, ex-dirigente do Trofense e pai de Ricardo, de 20 anos, guarda-redes do clube da Trofa, faleceu ontem. O corpo está em câmara-ardente na capela mortuária da Igreja Nova de São Martinho de Bougado e o funeral realiza-se hoje, pelas 16 horas. A Ricardo e à família, O JOGO apresenta as suas condolências.

terça-feira, maio 22, 2012

Á conquista da Europa | Eduardo


B.I.
Nome: Eduardo dos Reis Carvalho
Data de nascimento: 19-09-1982 (29 anos)
Naturalidade: Mirandela
Altura: 1,87 m
Peso: 84 kg
Posição: Guarda-redes
Internacionalizações: 27
Golos: -11

“Carreira feita à custa de muito trabalho”. É assim que Eduardo, 29 anos, define o seu percurso profissional. Natural de Mirandela, o actual guarda-redes do Génova, que na última época alinhou no Benfica por empréstimo, deseja recuperar a titularidade perdida para Rui Patrício. Afinal, como ele mesmo o diz, representar a selecção foi sempre o grande objectivo da sua vida. Uma boa dor de cabeça para Paulo Bento.

Em 2010, Eduardo foi considerado pela crítica e pela opinião pública, o melhor jogador da selecção portuguesa presente no Mundial disputado na África do Sul. Em Portugal chegou a ser apelidado de “Eduardo Mãos de Tesouro”. A sua performance no Campeonato do Mundo valeu-lhe a transferência do Sporting de Braga para o Génova, de Itália.

Após uma temporada no Calcio foi emprestado pelo clube genovês ao Benfica. Porém, a época de Eduardo no emblema encarnado ficou aquém das expectativas – foi suplente de Artur Moraes – e perdeu inclusive a titularidade na selecção nacional para Rui Patrício, após ter sido a primeira aposta no início da campanha de apuramento para o Euro 2012.

Mas Eduardo está habituado a superar as adversidades. Antes de conquistar o lugar de guarda-redes na primeira equipa do Sporting de Braga, o guardião esteve cinco épocas no Braga B e posteriormente jogou por empréstimo no Beira-Mar e no Vitória de Setúbal. Ao serviço dos sadinos conquistou uma Taça da Liga. Na final dessa competição, frente ao Sporting, deu nas vistas ao defender três grandes penalidades. Jorge Jesus não hesitou em ordenar o seu regresso à base, ou seja, a Braga. No clube da cidade dos arcebispos, Eduardo foi indiscutível – realizou todos os jogos da Liga – e chegou à selecção nacional (estatuto que mantém).

Natural de Miradela, Eduardo não é um guarda-redes dado ao espectáculo. Muito seguro, privilegia a sobriedade e comanda a sua defesa com autoridade. Desde que aos 14 anos saiu de Trás-os-Montes, que o guarda-redes trabalhou arduamente para alcançar sucesso no futebol. Filho de caseiros, viveu um episódico trágico quando o pai morreu num acidente de automóvel. Foi rejeitado nos treinos de captação no Sporting e no FC Porto e, depois não ter convencido no Vitória de Guimarães, transferiu-se para os juvenis do Sporting de Braga.

Fã de Michel Preud’homme, de Vítor Baía e de Gianluigi Buffon, Eduardo nunca escondeu o desejo de ser guarda-redes. “Sempre tive o gosto pela baliza. Nunca quis jogar à frente e também não tinha jeito”, disse numa entrevista ao SJPF. Vital e Carlos Carvalhal são os dois treinadores que mais o marcaram.

Em 2008, ao jornal “A Bola”, Eduardo afirmou: “Os meus irmãos emigraram, eu agarrei-me ao futebol com a vontade de um dia proporcionar uma vida feliz à minha mãe. E digo com orgulho que consegui.” Sem tirar, nem pôr.